Novembro Azul: Mês mundial de combate ao câncer de próstata| postado em: 11/29/18

O câncer de próstata, tipo mais comum entre os homens, todo ano 28,6% da população masculina acaba morrem por conta da neoplasias malignas. E aqui no Brasil, um homem morre a cada 38 minutos devido ao câncer de próstata, segundo os dados mais recentes do Instituto Nacional do Câncer (Inca).

O que é a próstata?

É uma glândula do sistema reprodutor masculino, que pesa cerca de 20 gramas, e se assemelha a uma castanha. Ela localiza-se abaixo da bexiga e sua principal função, juntamente com as vesículas seminais, é produzir o esperma.

Sintomas

Geralmente, o câncer de próstata em fase inicial não apresenta sintomas. Alguns pacientes podem, inclusive, nunca ter sintomas. Por isso é fundamental que o homem faça exames de rotina. Quando o tumor cresce, os sintomas mais comuns estão relacionados ao ato de urinar, como urgência, dificuldade e levantar várias vezes à noite para ir ao banheiro.

Fazem parte do grupo de risco homens que:

• possui histórico familiar de câncer de próstata;

• homens negros sofrem maior incidência deste tipo de câncer;

• obesidade.

A única forma de garantir a cura do câncer de próstata é o diagnóstico precoce.

De acordo com a fase do tumor e as características do paciente, o médico poderá definir quais as melhores formas de tratamento. Nos estágios iniciais da doença (tumores localizados e localmente avançados) a prostatectomia radical é indicação ouro. Consiste em uma cirurgia para retirada da próstata e apresenta altos índices de cura.

Lembrando que se você apresenta sintomas, procure sempre um urologista e evite automedicação. Você pode agendar a sua consulta diretamente pelo site do Dr. Henrique Coelho clicando aqui.